10 dicas para se dar bem na apresentação do TCC

Estudar nas férias pode fazer a diferença na carreira
5 de dezembro de 2017
O que é bacharelado?
19 de dezembro de 2017

A chegada do fim do semestre deixa muitos estudantes “de cabelo em pé”, principalmente os universitários que já estão em reta final do curso e precisam apresentar o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Se toda a jornada de confecção do trabalho já foi difícil, a parte da apresentação de frente à banca chega a ser ainda mais complicada. Como montar os slides? O que falar? Como agir? O que devo ou não fazer?

 

Para ajudar os alunos que estão terminando seus estudos, uma professora de pós-graduação da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Claudia Hardagh, deu algumas dicas importantes na hora de “encarar” os professores.

 

Atenção ao comportamento na hora de falar! O primeiro conselho é agradecer à banca e ao orientador pela oportunidade e pela presença.  Não se esqueça de usar um vocabulário adequado para a ocasião! Nada de gírias como “tá”, “tipo”, “na verdade”. Também não é legal mascar chiclete durante sua apresentação. Vista algo que seja apropriado para a ocasião, e que também te deixe confortável.

 

Em relação aos slides, utilize-os como um guia e não fique lendo o que está escrito. Explique com suas palavras e não prenda sua concentração na tela, procure olhar para a banca e plateia.

 

Durante a montagem dos slides no PowerPoint, faça um checklist! O que não pode faltar: a logo da universidade/faculdade, o problema de pesquisa com objetivos, justificativa, considerações sobre o estudo com os autores estudados, o aprendizado e o conhecimento adquirido, bibliografia e agradecimentos finais.

 

Outra orientação de Hardagh é evitar slides “poluídos”, ou seja, com muitas informações de texto e outros recursos. Tente equilibrar o uso de imagens e, se possível, use-as mais do que os blocos de textos.

 

Estude bem o seu tema, mantenha a calma e lembre-se: a pessoa que mais sabe sobre o trabalho é você. Boa sorte!

 

Fonte: https://www.terra.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *