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Independente da profissão escolhida e do cargo ocupado, organizar as ideias é algo que facilita o dia a dia de todos. A tarefa pode não ser tão simples como parece, já que quanto maior o volume de informações, mais complexo s torna o processo de organizar as ideias. O psicólogo Lucas Alves, membro do IFVP (International Forum of Visual Practioners) e Diretor da Ideia Clara, conta que existem técnicas que auxiliam o processo cognitivo de absorção e compreensão das informações. Confira as cinco dicas:

 

1) Analise o todo

A primeira etapa é visualizar o cenário no qual o conteúdo se encontra. Entender as relações que uma ideia tem com outras semelhantes. Compreender o contexto. Interpretá-las.

 

2) Separe as ideias em post its

Uma das grandes invenções da atualidade para a organização de ideias são os papeis adesivos. Práticos e fáceis de manusear, permitem organizar as informações de um jeito dinâmico. Colocá-las em post its é melhor que anotá-las em um caderno, pois você conseguirá mudar sua ordem, fazer agrupamentos, combinações.

 

3) Crie uma sequência lógica

Após listar as ideias e tópicos em post its, você poderá criar uma sequência lógica, uma espécie de roteiro para suas ideias. Com uma sequência lógica em mente, fica mais fácil compreender e memorizar.  Há várias possibilidades de criação de uma sequência lógica. Por exemplo, um aluno que está estudando sobre História do Brasil, pode organizar seu raciocínio de maneira cronológica, ou relacionar os acontecimentos a um contexto internacional.

 

4) Pense em uma metáfora

A grosso modo, metáforas são comparações. O uso de metáforas deixa seu raciocínio mais lúdico, favorecendo a compreensão e mesmo a memorização. É uma poderosa forma de comunicação e organização de ideias. Por exemplo: Pensar na organização de uma empresa como um ecossistema, comparando as relações de cada ser vivo com seu meio, pode facilitar a compreensão de uma estrutura organizacional.

 

5) Ilustre

Após seguir todos as dicas, já existe uma sequência lógica e uma metáfora. O próximo passo é ilustrar o conteúdo. Ilustrar é dar forma a uma ideia. Não é necessário saber desenhar, basta colocar suas ideias no papel, utilizando recursos simples, como setas, formas geométricas  básicas, bonecos de palitinho, ícones. Desta maneira, indo além do texto escrito, o seu cérebro vai compreender e guardar melhor a informação.

 

Fonte: http://www.ecaderno.com

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