A PÓS-GRADUAÇÃO É SUFICIENTE PARA MUDAR DE ÁREA DE ATUAÇÃO?

O que é curso técnico e porque ele é tão interessante?
30 de janeiro de 2019
METODOLOGIA ATIVA: SAIBA O QUE É E COMO FUNCIONA
13 de fevereiro de 2019

Pare e responda com sinceridade: o caminho profissional que você escolheu na graduação te garante satisfação? Você se sente uma pessoa realizada profissionalmente, com a certeza de que tomou a melhor decisão anos atrás?

A resposta para essas perguntas pode ser “não”, e está tudo bem! Muitos profissionais atuantes no mercado de trabalho gostariam de tentar algo novo, mudar de área de atuação. Mas a angústia muitas vezes gira em torno de “como fazer isso”?

Se esse é o seu caso, este artigo vai te ajudar. Aqui, vamos falar sobre uma dúvida que você provavelmente já teve: a pós graduação é suficiente para mudar de área de atuação? É só seguir lendo!

O QUE É UMA PÓS-GRADUAÇÃO?

A pós-graduação é um curso voltado para o aprofundamento em determinada carreira profissional e área do conhecimento. Principalmente nas modalidades de especialização e de MBA, uma pós oferece uma gama de conteúdos específicos que te habilitam para uma atividade ou te chancelam, caso ela siga a mesma linha da graduação.

Dessa forma, a pós-graduação é, sim, uma maneira efetiva de conseguir mudar sua área de atuação e mudar os rumos da sua carreira. Ela é suficiente porque oferece um conhecimento formal exigido pelo mercado para que você faça essa transição, mas também por várias outras vantagens.

Outras modalidades, como mestrado e doutorado, são ideais para quem deseja se transferir do mercado para o contexto acadêmico de pesquisa e para a docência. Se essa for sua intenção, é um bom investimento!

COMO ELA PODE SER ÚTIL PARA MUDAR DE ÁREA DE ATUAÇÃO?

Sabemos que o mercado de trabalho atual passa por mudanças constantes e, a cada momento, uma extensa gama de possibilidades de atuação é criada. Por isso, não faz sentido um profissional se sentir sufocado pela sua graduação.

Assim, os cursos de pós graduação são uma ponte segura e de qualidade entre uma área de atuação e outra. Vamos supor que você tenha se formado em Biologia mas, depois de pegar o diploma e atuar nesse campo, percebeu que não é sua praia. Ainda, você pode ver que apesar de gostar da profissão, ela não é exatamente aquilo que você esperava em termos de retorno financeiro.

Não é justo que isso te defina e que você não possa tentar outras coisas. Com a pós-graduação, você direciona sua carreira para a área que mais te atrai. No exemplo acima, a mesma pessoa formada em Biologia pode fazer uma especialização ou um MBA em Gestão Financeira e passar a atuar nesse campo.

Seria muito difícil convencer uma empresa de que um biólogo ou bióloga por formação poderia ser excelente na gestão dos recursos financeiros de uma companhia, não é mesmo? O que você colocaria no currículo? Como provaria essa capacidade?

Com a pós, você ganha uma nova moeda: a da educação formal, que oferece o que é necessário para atuar na nova profissão. Assim, é bem mais fácil conseguir essa nova colocação, não é mesmo? Se falta experiência (ainda!) na área de atuação, você se garante pelo conhecimento.

Além disso, a pós-graduação é um ambiente propício para a criação de uma rede de relacionamento, o famoso networking, que faz com que novas possibilidades profissionais sejam vislumbradas na nova área que você escolheu.

Um amigo de turma pode ser decisivo para que você tenha uma chance na nova profissão lá na empresa onde ele trabalha, assim como uma professora de determinada disciplina pode indicar você para uma oportunidade.

Ou seja: os ganhos são de conhecimento, mas também de portas abertas. Um universo de novas possibilidades interessantes pode se abrir a partir da pós-graduação.

COMO SE PREPARAR PARA ESSA MUDANÇA?

Ok, você se convenceu de que a pós-graduação é o investimento ideal para mudar de área de atuação? Agora, vamos apresentar algumas dicas para você se preparar para a pós e para a mudança. Vamos lá?

AVALIE SUAS METAS PROFISSIONAIS E DE VIDA

Pode ser que você já saiba que sua carreira atual não te satisfaz, mas não sabe ainda qual vai ser o novo caminho. Isso é normal e exige uma avaliação sincera de quais são suas metas profissionais e de vida para uma escolha mais certeira.

Quais são suas habilidades? Do que não abre mão? O que é uma remuneração que te atende? Anote tudo e parta daí.

PESQUISE O MERCADO

De posse desse diagnóstico, é hora de pesquisar o mercado para saber quais são as possibilidades de atuação que cada curso de pós-graduação que você cogita oferece.

Converse com profissionais, leia conteúdo especializado na internet e fique sempre de olho nas profissões do futuro, aquelas campeãs de empregabilidade e que podem te oferecer uma excelente nova carreira.

PLANEJE-SE FINANCEIRAMENTE

A pós-graduação é um investimento na sua educação formal, mas também no seu leque de oportunidades e no seu futuro. Por tudo que ela te oferta, é esperado que demande de sua parte um recurso financeiro de acordo.

Há sempre possibilidades de parcelamento que fazem uma pós-graduação caber no seu bolso — ou mesmo de financiamento. Mas, se você se planejar financeiramente, pode, por exemplo, juntar o dinheiro antes para pagar todo o curso à vista e conseguir um ótimo desconto!

SEJA EXIGENTE NA ESCOLHA DA INSTITUIÇÃO

Tanto o investimento financeiro quando o de tempo (especialização e MBA, por exemplo, costumam durar entre um ano e um ano e meio) devem ser acompanhados de uma boa escolha da instituição de ensino, ou seus esforços vão ter pouco peso na sua nova carreira.

Pesquise as instituição converse com quem já estudou, veja as avaliações do Ministério da Educação (MEC). Atenção também à formação do corpo docente: vá atrás de saber da carreira e formação acadêmica de cada professor e professora para saber a qualidade dos profissionais de ensino que está contratando.

E então, viu que a pós-graduação é uma maneira eficiente para mudar de área de atuação? Com planejamento e dedicação, em pouco tempo você pode se libertar da carreira que não te garante satisfação profissional e traçar novos caminhos com sucesso!

Fonte: https://blog.uceff.edu.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *