Curso Técnico em Administração – Saiba tudo

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Olá pessoal! Hoje vamos falar sobre uma vertente da Administração que é muito importante para a profissão e para os jovens que estudam e sonham em seguir esta carreira. O assunto que vamos mostrar hoje é algo muito cobrado por nossos leitores e que, em minha opinião, deve ser largamente divulgado por aqui: o Curso Técnico em Administração.

Curso Técnico em Administração

Este curso visa formar profissionais capacitados a exercer as mais diversas funções de apoio em uma empresa, principalmente as que envolvam gestão de recursos humanos, materiais, financeiros, mercadológicos, logísticos e da informação.

Segundo o SEBRAE, o Curso Técnico em Administração é direcionado para “pessoas que buscam desenvolver o perfil empreendedor e para profissionais que buscam o aprimoramento constante e a qualificação para atuar com competência nos diversos setores empresariais”.

Assim, os profissionais formados atuam em funções importantes na empresa, como planejamento estratégico, recrutamento e seleção, avaliação de desempenho, atividades financeiras e contábeis, planejamento da logística de recursos materiais, bens e serviços, gestão de processos etc.

Em geral, o curso tem duração de um ano e meio, podendo chegar a 2 anos. Sua metodologia, disciplinas e duração vão depender da instituição de ensino.

Área de atuação
A área de atuação de um Técnico em Administração é muito extensa e variada. Ele pode atuar em qualquer área da sociedade em que haja a necessidade de administração de um negócio, como: indústrias, comércio, hospitais, fábricas, empresas do governo,  escolas e universidades etc.

 

Ele pode atuar com planejamento, coordenação e controle de atividades em diversas áreas, como: administrativa, de produção, marketing, recursos humanos, logística, financeira etc. Ou seja, possuem um campo de atuação muito extenso e com boas expectativas no mercado de trabalho.

 

Podem atuar também como profissionais autônomos, trabalhando com consultoria e treinamento em outras empresas.

 

Perfil desejado

Os Técnicos em Administração precisam ter um perfil pró-ativo e empreendedor, voltado para a geração de novas idéias e o apoio a outros profissionais da empresa, como administradores, gestores etc. Por isso, precisam saber lidar com pessoas, ter bom relacionamento, bom comportamento, precisam ser observadores e terem iniciativa de proporem melhorias etc.

 

Este tipo de profissional precisa saber lidar com computador, editores de texto e planilhas, sistemas de informação e, de preferência, possuir um mínimo conhecimento em outro idioma, visto que este é um grande diferencial nos dias de hoje. Mesmo que não utilize muito outro idioma no dia-a-dia do cargo, ter este diferencial no currículo é muito importante.

 

Os técnicos podem trabalhar em áreas de apoio ao planejamento estratégico, análise de desempenho etc. Sempre com o intuito de gerar valor para a empresa, colocando em prática os conhecimentos aprendidos durante o curso. Por isso, é imprescindível que eles tenham uma boa formação escolar. Possuir cursos extra-curriculares também são uma ótima forma de se destacar no mercado de trabalho.

 

Principais atividades

Dentre as principais atividades desempenhadas por um profissional técnico em Administração, destacam-se:

 

– Identificar e interpretar as diretrizes do planejamento estratégico, do planejamento tático e do plano diretor aplicáveis à gestão organizacional;
– Interpretar resultados de estudos de mercado, econômicos ou tecnológicos, utilizando-os no processo de gestão;
– Utilizar os instrumentos de planejamento de recursos humanos, tributário, financeiro e contábil. Bem como de planejamento de recursos materiais, mercadológicos, do patrimônio, dos seguros e dos sistemas de informação.
– Participar da elaboração de objetivos e metas da organização, considerando a sua missão, cultura, valores, etc.;
– Levantar e tratar dados para o processo de planejamento organizacional;
– Coletar e tratar dados para o planejamento de marketing de produtos, marketing de serviços, planejamento físico e financeiro de recursos humanos etc;
– Coletar e tratar dados para o planejamento e obtenção de recursos materiais e serviços;
– Analisar dados relativos aos aspectos mercadológicos, financeiros, humanos, físicos, patrimoniais e outros.
– Registro do Técnico em Administração no CRA

Este é um assunto que sempre gera muitas dúvidas nos estudantes, por isso separamos um tópico só para ele, a fim de dar destaque ao exposto.

 

O CRA – Conselho Regional de Administração não possui registro para os profissionais que se formaram como técnicos em Administração. O Conselho registra apenas os profissionais que já concluíram uma faculdade em Administração.

E aí pessoal, o que acharam desta carreira? Gostariam de comentar alguma coisa, complementar nosso texto com alguma informação relevante? Não deixe para depois.

 

Fonte: http://www.sobreadministracao.com

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