Dicas para voltar a estudar depois de muito tempo parado!

Segunda graduação ou Pós?
23 de novembro de 2017
Qual a atuação de um licenciado em Matemática?
30 de novembro de 2017
Exibir tudo

O ano está terminando e os principais vestibulares do país já começam a bater na porta dos candidatos. É nesse momento que muita gente decide retomar os estudos por uma série de razões, e é bem comum para essas pessoas encontrarem dificuldade na tarefa, ninguém espera que estudar seja tão difícil.

 

O cérebro não acompanha, a atenção ainda menos, muitas vezes mal sabemos por onde começar e isso tudo é completamente natural. Estudo é um hábito como tantos outros que temos, e após um período longo sem nos dedicarmos a isso, ficamos bastante perdidos, principalmente quando temos que dividir os estudos com outras tarefas diárias como o trabalho e a família. Por isso voltar a estudar nessas condições depende de planejamento e disciplina.

 

Organização – Antes de tudo, você precisa entender quanto tempo tem disponível para estudar e qual será seu espaço de estudos. Nem sempre é preciso reservar horas de seu dia para isso, mas é fundamental tirar o melhor proveito possível de cada minuto que passar estudando. Não adianta nada querer estudar e sair atrás de cursinho ou aulas particulares, se matricular e descobrir que não vai dar conta da carga porque além de desperdiçar seu dinheiro, pode colocar a perder a oportunidade de transformar sua vontade de estudar em alguma coisa.

 

Mas não pense que só o que precisa é ter as horas disponíveis, precisa lembrar que não é uma máquina e por isso tempo para comer, descansar e etc. é tão importante quanto os horários para aulas. Se pretende estudar por conta própria, precisa de ainda mais disciplina, quando for possível, divida seu tempo em períodos curtos, variando matérias e assim mantendo-se atento e evitando cansaço.

 

Leitura – Um dos costumes que perdemos ao parar de estudar é o de ler ativamente, marcando o texto, pensando sobre aquilo que lê, fazendo anotações e procurando se aprofundar mais no que é dito. Não tenha vergonha de fazer isso, para muitas pessoas é a melhor forma de recuperar o hábito já que a leitura aprofundada é relativamente simples e a curiosidade que vem com ela muito útil para te ajudar a manter atenção durante os estudos.

 

Grupos – Se tiver amigos também retomando os estudos ou tiver condições de procurar por um na internet, faça isso. Ter outras pessoas também dedicadas a estudar estimula e costuma criar competições saudáveis que evitam eventuais cansaços que apareçam depois de dias cansativos. Além disso, é uma ótima maneira de aproveitar a facilidade que os outros podem ter em diferentes matérias para te ajudar.

 

Tecnologia – Aproveite as facilidades que o mundo moderno trouxe aos estudos. Muita gente aprende melhor com vídeos, e hoje aulas de reforço estão acessíveis a qualquer um com acesso à internet. Procure novas formas de estimular seu cérebro e melhorar a qualidade do tempo que você dedica aos estudos. Conheça-se e entenda o que melhor funciona com você na hora de estudar.

 

Fonte: http://sociesc.org.br/

2 Comentários

  1. michele disse:

    Boa noite!
    sou a michele de 32 anos. adorei as dicas.
    Faz 15 anos que parei de estudar.
    Quero volta a estuda começando fazendo técnico em logistica.
    O meu sonho é fazer uma faculdade.
    mais tenho medo,vergonha,meu coracao e barriga ate gela kkkk.(isso e normal)
    Quero mais dicas….

    • solange disse:

      oiiiii…preciso me atualizar e não sei por onde começo amiga
      estou com 40 e uma filha de 15
      nossa,gostaria muito de fazer uma faculdade mas preciso de uma super reciclagem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *