Ensino superior – confira alguns passos para escolher o curso certo

Bacharelado em Serviço Social: saiba mais
19 de outubro de 2017
Importância do livro e de ler bons livros
26 de outubro de 2017
Exibir tudo

A grande maioria dos estudantes ao concluírem o ensino médio enfrenta dúvidas sobre qual curso escolher no ensino superior. Nesta fase, surgem alguns questionamentos, como:

  • Como será a minha vida profissional após me formar?
  • As minhas ambições se tornarão realidade após a formatura?
  • Vou conseguir um bom emprego?

Levando em consideração todas essas e outras dúvidas, preparamos para você algumas dicas que vão te ajudar a descobrir o curso ideal para investir no ensino superior. Dessa forma, será possível: suprir suas necessidades profissionais, amenizar seus anseios e fazer com que você se torne um profissional satisfeito.

1 – Identifique a sua área de interesse
Qual matéria você se dava bem na escola? Por qual disciplina ou assunto você se interessa? Você tem um bom desempenho em matemática, português ou biologia? São essas e outras perguntas que te ajudam a identificar as áreas de interesse que mais combinam com você.

 2 – Conheça as habilidades do ensino superior que mais combinam com você
Uma boa dica na escolha profissional é levantar traços de sua personalidade e identificar suas habilidades. Tentar responder algumas perguntas sobre você mesmo pode te ajudar a descobrir as suas aptidões e os cursos que mais combinam com elas.

Separamos algumas perguntas básicas para te ajudar a se autoconhecer:

Como eu me vejo?
Gosto de me relacionar com muitas ou poucas pessoas?
Gosto de fazer atividades em ambiente fechado ou ao ar livre?
Quando vou ler um jornal ou uma revista, qual matéria eu prefiro ler?
Sou uma pessoa dinâmica ou fechada?
Para alguns especialistas, o autoconhecimento é essencial para o descobrimento da carreira profissional. Procure saber o que você gosta de fazer e quais são as suas habilidades. Elas te ajudarão a encontrar o curso do ensino superior que mais combina com você!

 3 – Faça testes vocacionais
Se você está indeciso ou inseguro sobre qual o curso superior ideal, faça testes vocacionais. Este tipo de teste traz excelentes resultados e auxilia o estudante a saber qual curso possui maior relação com a sua personalidade e suas aptidões. Pesquise em sites confiáveis, faça quantos testes forem necessários e responda as perguntas com sinceridade. Se mesmo assim as dúvidas persistirem, procure ajuda profissional de um psicólogo. Ele estará apto para te ajudar na busca do melhor caminho a seguir no ensino superior.

4 – Informe-se sobre as profissões
Escolher uma profissão e saber se a mesma lhe trará uma boa remuneração é um dilema vivido por milhares de jovens.  Ao optar por um curso superior, você deve pesquisar sobre as tarefas que você executará após se formar. Assim, ao reunir estas informações relevantes, você estará informado e apto a fazer uma boa escolha.

5 – Analise grades curriculares
Pesquise sobre as grades curriculares dos cursos de ensino superior que lhe interessarem. Mesmo realizando o teste vocacional, algumas dúvidas costumam permanecer. Para solucionar este problema, analise as matérias que cada curso oferece. Analisar as disciplinas que serão estudadas é de extrema importância para que você saiba o que irá encontrar quando ingressar numa faculdade.

6 – Converse com profissionais formados
Converse com pessoas que já trabalham na área para saber o que esperar ao ingressar na carreira profissional de determinado curso.  Essa conversa é bastante importante para saber se a rotina de trabalho é a que você deseja para a sua vida.

7 – Tenha seus objetivos e vontades como prioridade
Geralmente, pessoas próximas costumam opinar a respeito do curso que você deve fazer. Conselhos são sempre bem-vindos, mas não deixe que eles ultrapassem as suas vontades. Lembre-se que, independente da sua escolha profissional, as pessoas que realmente estão ao seu lado respeitarão e apoiarão sua decisão.

8 – Esteja tranquilo para escolher o curso ideal
Não pense que a escolha do curso superior será uma decisão definitiva. Se você ingressar em uma área e sentir que ela não combina com você, repense sua decisão. Muitas instituições oferecem formas de transferência de um curso para o outro ou de universidades com matérias equivalentes. Então não se desespere! Se você acha que fez a escolha errada, lembre-se que nunca é tarde para buscar o que realmente gosta.

Você deve ter percebido que a escolha de um curso superior não é uma tarefa fácil. Mas, com estas dicas,  acreditamos que você terá êxito na hora de se decidir. Não tenha medo de arriscar, busque sempre por algo que lhe trará felicidade. Utilize a frase de Confúcio como inspiração: “Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar nem um dia na tua vida”. Se amamos o que fazemos, jamais teremos problemas em realizar tal atividade. Tenha calma, muita paciência e leve essas dicas em consideração para descobrir o curso superior ideal para você!

Fonte: http://fsg.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *