10 dicas para se dar bem na apresentação do TCC
14 de dezembro de 2017
Por que devemos fazer de 2018 o ano da Educação?
26 de dezembro de 2017

O bacharelado é uma formação de nível superior que confere grau de bacharel. Com duração média entre 3 e 6 anos , o curso de bacharelado prepara profissionais generalistas com sólidos conhecimentos sobre a base de uma profissão.

Os cursos de bacharelado podem ser encontrados em faculdades públicas e privadas, nos formatos presencial e a distância.

 

Como funciona o bacharelado

 

Para entrar em um curso de bacharelado, é obrigatório ter o ensino médio completo e passar por um processo seletivo, que pode ser o ProUni, Sisu, vestibular tradicional, vestibular agendado ou, em algumas faculdades, ter participado do Enem.

 

O bacharelado forma profissionais generalistas, com sólidos conhecimentos nos fundamentos de uma profissão. Esse curso pode durar entre 3 e 6 anos e, ao concluir a formação, o estudante recebe um diploma de nível superior com o título de bacharel .

 

O curso de bacharelado também é oferecido a distância. Nessa modalidade, o aluno tem boa parte das aulas pela internet e participa de grupos de discussão, fóruns e chats com os professores e colegas. Dependendo do curso, o bacharelado a distância pode ter mais ou menos atividades práticas presenciais ou de laboratório. Independentemente do curso, o estudante precisa comparecer a um pólo de apoio presencial para realizar essas atividades práticas, bem como provas finais e apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

 

O diploma de bacharel obtido em um curso a distância vale tanto quanto o presencial . Para ser válido em todo o território nacional, o diploma de bacharel precisa ter sido emitido por uma IES reconhecida pelo MEC.

 

Quando escolher o bacharelado

 

A oferta de cursos superiores não para de crescer no Brasil. Com mais opções, a escolha pode ficar mais difícil, mas a chance de acerto também aumenta. Existem três tipos de curso de nível superior: bacharelado, licenciatura e tecnólogo. É importante entender as características de cada um deles para saber qual formação atende melhor as suas necessidades de carreira:

 

– Bacharelado: duração média entre 3 e 6 anos, prepara profissionais generalistas, com uma boa base teórica e visão ampla da profissão.

– Licenciatura: dura entre 4 e 5 anos, prepara professores dos ensinos fundamental e médio.

– Tecnólogo: dura 2 ou 3 anos, prepara profissionais para a atuação em áreas específicas de uma profissão.

 

Se o curso que você quer fazer é oferecido nos graus bacharelado e licenciatura , é importante saber se você prefere estudar o tema mais a fundo e trabalhar aspectos práticos e científicos daquela matéria (bacharelado), ou pretende estudar, além daquela matéria, as formas de ensiná-la (licenciatura). Alguns cursos têm nome misto e o estudante não precisa tomar uma decisão antes de fazer o vestibular. Ele pode, por exemplo, entrar em um curso de “Matemática Bacharelado/Licenciatura”, cursar alguns semestres de disciplinas comuns e depois decidir o grau e a carreira que pretende seguir.

 

Caso você esteja em dúvida entre um curso de bacharelado ou de tecnólogo , vale lembrar que o bacharelado é uma formação um pouco mais ampla, na qual você verá vários aspectos de uma área do conhecimento. Por exemplo, se fizer bacharelado em Administração, terá disciplinas que vão desde a Contabilidade até a Gestão de Pessoas, passando por Direito Administrativo, Marketing, Estatística e Gestão de Projetos. Já os cursos de tecnólogo formam profissionais um pouco mais especializados, aptos a trabalhar em determinados ramos da gestão de empresa, como, por exemplo, Tecnólogo em Marketing e Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos.

 

No bacharelado o aluno tem contato com várias possibilidades dentro de uma mesma profissão e pode decidir qual rumo tomar enquanto ainda está fazendo a graduação, ou mesmo depois de se formar.

 

Vale lembrar que o diploma de bacharelado é obrigatório para exercer algumas profissões. Normalmente, além do diploma é preciso obter o registro no Conselho Regional daquela atividade ou,  no caso do Direito, fazer o exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

 

Onde encontrar bacharelado

 

O curso de bacharelado é encontrado em praticamente todas as instituições de ensino superior do Brasil, públicas e privadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *