Tecnológico, licenciatura e bacharelado: qual modalidade escolher?
3 de outubro de 2017
Curso de capacitação profissional: vale a pena investir?
13 de outubro de 2017
Exibir tudo

Group Of Elementary Age Children In Art Class With Teacher

O pedagogo é um educador que planeja, organiza e desenvolve atividades e materiais voltados para a Educação Básica. Sua atribuição central é a docência – na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental -, mas pode desempenhar outras atividades relacionadas à educação e ao ensino: coordenação de equipes, acompanhamento, orientação e gestão de escolas ou sistemas de ensino. A elaboração e análise de materiais didáticos (livros, vídeo, programas computacionais, ambientes virtuais de aprendizagem, entre outros) também integram seu campo de atuação.

Principais áreas de atuação: 

– Escolas;
– Sistemas de ensino (federal, estadual, municipal ou privado);
– Assessoria a entidades sociais (fundações, ONGs);
– Consultoria para empresas, órgãos de governo ou organizações sociais;
– Elaboração de políticas públicas;

O estágio durante o curso é essencial e obrigatório. Quem recruta estagiários geralmente são: Escolas e outros estabelecimentos de ensino;  Órgãos e organizações ligadas à educação não formal;  Setor de recursos humanos de empresas;  Editoras e até Museus.

 

O estagiário deve seguir as diretrizes traçadas pelo professor orientador e pela escola na qual vai atuar. De maneira geral, realizam atividades de observação, de suporte ao professor titular em sala de aula ou de práticas pedagógicas na escola.

Em outras áreas o estagiário é orientado pelo coordenador do setor ao qual está subordinado. Em alguns casos, o estagiário inicia a docência.

As exigências para atuar na profissão é ter diploma de Pedagogia.

A profissão de pedagogo foi regulamentada pela Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público que aprovou o Projeto de Lei 6847/17, do deputado Goulart (PSD-SP). Pelo texto, a profissão será privativa de portadores de diploma de curso de graduação em Pedagogia, para exercerem a docência, bem como atividades nas quais sejam exigidos conhecimentos pedagógicos.

 

Dicas   

– Fazer cursos de aperfeiçoamento e especialização colabora para que o profissional expanda seu campo de trabalho.
– O pedagogo pode atuar não apenas como professor mas também como gestor em instituições de educação formal e não formal, em áreas afins à educação e no setor de recursos humanos de empresas. Por isso, é importante ficar atento a todas as oportunidades.

 

Fontes: http://ultimosegundo.ig.com.br   /   http://www2.camara.leg.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *