Saiba por que você nunca pode parar de estudar

Porque é importante se especializar em uma área
16 de janeiro de 2018
Dicas para melhorar seu aprendizado. Confira
26 de janeiro de 2018
Exibir tudo

Male student in thoughts

Durante a adolescência, é comum pensarmos que, ao terminar a faculdade, não precisaremos mais estudar, ou pelo menos não tanto quanto estudamos durante a nossa formação. Para quem esperou por isso, ingressar no mercado de trabalho pode trazer a sensação inicial de alívio, mas deixar de estudar ao ingressar no mercado pode trazer sérios prejuízos a sua carreira.  Saiba por que você deverá incluir um tempo para os estudos em sua rotina, mesmo que já esteja atuando profissionalmente:

1) Compreensão da parte prática

O curso superior incentiva o pensamento, a análise, o questionamento e o aprendizado de matérias. Porém, a exigência do mercado de trabalho não se restringe ao conhecimento acadêmico. “As faculdades por si só não propiciam a noção que os alunos precisam para ingressarem no mercado de trabalho, consequentemente, eles chegam despreparados ao mercado”, defende o coordenador pedagógico do Pro Labore, Carlos Cruz, preparatório que lançou curso de estagiários para estudantes de Direito ou bacharéis da área que desejam conhecer mais o dia a dia do advogado

2) Agilidade para se adaptar

Conhecendo, na teoria, a forma como cada particularidade de sua área funciona, fica mais fácil trazer as adaptações práticas necessárias ao movimento do mercado. E quando se trata de teoria, devemos ter em mente que elas sempre se renovam, e o que foi visto quando você se formou, provavelmente já evoluiu.

3) Facilidade para “sair da caixa”

A rotina de trabalho, com horários e funções bem distribuídas, é muito importante para possibilitar a implementação e acompanhamento das ações do dia a dia profissional. Por outro lado, a repetitividade inerente à rotina é pouco favorável a novas ideias e soluções. “O profissional que busca se atualizar contribui muito com a empresa em que atua com ideias adquiridas a partir de sua constante atualização”, avalia o consultor organizacional e diretor da RHUMO Consultoria, Sérgio Campos.

4) Otimização do trabalho

Quanto maior e mais atualizada sua bagagem de conhecimento, mais capacitado você estará para trabalhar de forma eficiente e eficaz. Atualmente, um dos mais preciosos bens que possuímos é o tempo, e a qualificação atualizada permite que você faça seu trabalho da melhor maneira possível, gastando menos tempo que outros profissionais que não têm o cuidado de se manter atualizados. “Saber estudar é importante, inclusive, para o próprio exercício do trabalho, já que a expectativa  sobre qualquer investimento em intervenção educacional no ambiente  corporativo é o aperfeiçoamento do trabalho e melhoria dos resultados”, comenta a coordenadora do Apoio Educacional do Ibmec, Ana Paula Veloso.

5) Manutenção no mercado

Principalmente agora, no contexto de crise econômica em que vivemos, o mercado seleciona aqueles que se destacam. Permanecer em sua zona de conforto, deixando de se atualizar de acordo com o que acontece em sua profissão não vai ajudar nada nisso. A dica é do estudante Flávio Luiz Nicoli, que estuda todos os dias, após sua jornada de trabalho, para ingressar num concurso público. “Não desista. Tenha um foco e busque-o. Não é fácil, mas é preferível lutar agora para ter vitória no futuro”, comenta ele.

Fonte: http://www.ecaderno.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *