A Importância da Fisiologia do Exercício na Educação Física
28 de fevereiro de 2018
Dicas para “antes, durante e depois da leitura”
9 de março de 2018
Exibir tudo

Você sabe qual a área de atuação do eletrotécnico? Trouxemos informações sobre o salário, o mercado de trabalho, as atribuições e muitas outras dicas sobre a profissão de técnico ou engenheiro da área de eletrotécnica!

 

Qual o salário do eletrotécnico?

 

A remuneração assim como a média salarial depende de muitos fatores, ela pode variar de acordo com o tipo de trabalho que será realizado, além é claro da capacitação deste profissional que estará realizando a tarefa.

 

O profissional autônomo especializado em eletrotécnica também tem condições de ganhar uma boa grana, mas isso irá depender da sua capacidade de desenvolver bons trabalhos e principalmente, da sua capacidade de gerenciar o seu próprio serviço.

 

Como ser um bom eletrotécnico?

 

O Eletrotécnico muitas vezes é considerado como um eletricista geral que possui curso técnico, mas é importante afirmar que este profissional é muito mais que isso! Somente quem estuda as importâncias da profissão e tudo que ela envolve, é capaz de discernir as suas especificidades.

 

No avanço na carreira surge uma necessidade constante de se organizar, e muitas ferramentas digitais e aplicativos para celulares podem facilitar este processo de organização. Existem muitas dicas para ser um profissional de sucesso, como eletrotécnico é importante sempre se capacitar.

 

O bom profissional deve sempre estar preocupado com a sustentabilidade, e lixo eletroeletrônico pode ser extremamente prejudicial para a natureza se não for bem descartado.

 

Para que o número de clientes aumente, o profissional precisa investir na divulgação do seu trabalho e isso pode ser feito de diversas formas. Sendo assim, pesquise sobre o assunto e veja quais as melhores ações de marketing para o seu objetivo.

 

Como é o curso de eletrotécnica?

 

O curso técnico em eletrotécnica, geralmente tem duração de 18 ou 24 meses, mas isso pode variar de acordo com a instituição. Este curso é dividido basicamente em 3 partes, que são:

 

Elétrica geral: Nesta parte do curso, são estudados as principais teorias como por exemplo, noções de eletrônica, a parte de elétrica predial, projetos elétricos, normas e segurança em eletricidade.

 

Elétrica industrial e motores: Na segunda parte do curso, são estudados as máquinas elétricas, e os seus acionamentos, comandos elétricos, plc, além é claro dos princípios de automação.

 

Máquinas e processos: Na terceira parte do curso, são estudados ensaios e testes industriais, manutenção de sistema elétricos, pneumática e hidráulica entre outros.

 

É importante frisar, que o conteúdo pode variar, assim como a ordem apresentada. A informação passada é referente ao modelo que geralmente é ofertado em grande parte das instituições.

 

Qual a área de atuação do eletrotécnico?

 

A eletrotécnica é uma área bem abrangente da eletricidade, o profissional formado neste curso pode atuar em todas as 4 grandes áreas da elétrica:

 

Geração
Transmissão
Distribuição
Consumo

 

Com esta vasta área de atuação, o eletrotécnico pode atuar por exemplo em: áreas petrolíferas, industriais diversas, projetos, especificação de materiais, desenvolvimentos de sistemas elétricos, pesquisa, ensaios e testes, manutenção de sistemas elétricos diversos e etc.

 

Considerações Finais

 

Um dos pontos mais importantes estudados em qualquer curso relacionado a eletricidade, é justamente sobre a segurança. Sim, este é o ponto alto na eletricidade e infelizmente nem todo profissional conhece todos os riscos de sua profissão.

 

Muitos deles não conhecem ou não seguem as norma NR10, que é a responsável por regulamentar a segurança em eletricidade. Sendo assim, ainda existem muitos profissionais imprudentes ou inaptos a atuar nesta área tão importante.

 

Existem profissionais que podem assinar projetos, SPDA e outros que não podem. Isso irá depender do tipo de formação e do curso realizado. Atualmente você encontra o curso de técnico em  eletrotécnica no Instituto Metta.

Faça sua matrícula: https://mettainstitutogo.com.br/cursos/tecnico-em-eletrotecnica/

 

Fonte: https://www.mundodaeletrica.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *