Tipos de Formação

TECNÓLOGO


   O Tecnológico é uma graduação com duração entre 2 e 3 anos, que oferece uma formação específica em determinada profissão. O currículo tem uma carga considerável de disciplinas práticas e está ligado às necessidades do mercado de trabalho.
   O tecnólogo pode, posteriormente, dar continuidade a seus estudos cursando pós-graduação lato sensu ou stricto sensu.

LICENCIATURA


   A Licenciatura possibilita que o graduado tenha acesso a técnicas que o tornarão apto a transmitir o aprendizado, atuando como professor, em escolas de Educação Infantil e no Ensino Fundamental e Médio.
   Quando a opção é ser um professor no nível superior, é preciso ter, no mínimo, pós-graduação na área, há instituições que definem como critérios para contratação um mestrado no currículo.

BACHARELADO


   O Bacharelado tem foco na formação do graduado para exercer funções no mercado de trabalho. Todo o curso visa à capacitação do aluno, desenvolvendo habilidades dentro da área de atuação que envolve o curso.
   O concluinte do curso, caso queira, pode também ministrar aulas no ensino superior, mas para isso é preciso que o profissional seja, pelo menos, pós-graduado.

PÓS GRADAÇÃO LATO SENSU


   Esta modalidade de curso tem como objetivo proporcionar ao estudante portador de diploma de curso superior, educação continuada para especialização em uma área de conhecimento, possibilitando assim, que o aluno alcance atualização e aperfeiçoamento profissional para desempenho técnico-profissional.
   É uma modalidade de programa que permite ao aluno, aperfeiçoar-se nos estudos, enquanto prossegue sua atividade profissional, pois os cursos são focados na aplicabilidade prática dos conceitos, melhorando a atuação e remuneração no mercado de trabalho. A duração varia de acordo com a carga horária dos cursos e dias de oferta.
   Quem faz pós-graduação Lato Sensu, recebe um título de ESPECIALISTA.